Osteopatia Pediátrica: ajude o seu bebé!
O seu bebé enfrenta vários desafios fisiológicos durante a gravidez e o parto. De forma a ser bem-sucedido no nascimento e durante as semanas seguintes, ajusta-se constantemente procurando a sua auto-regulação, através do desenvolvimento das capacidades necessárias ao seu bem-estar.
Em qualquer evento que perturbe esta harmonia fisiológica, pode ser benéfica a intervenção em Osteopatia.
É fundamental avaliar os eventos obstétricos a que a mãe e o seu bebé foram sujeitos durante todo o processo de gravidez e parto, para compreendermos melhor as disfunções ou patologias que o bebé possa apresentar.
As condições clínicas com maior frequência nas minhas consultas no primeiro ano de vida são:
- “Cólicas”
- Torcicolo muscular congénito
- Deformidades cranianas (ex. Plagiocefalia)
- Choro Intenso/irritabilidade
- Distúrbios de sono
- Dificuldades na sucção/Amamentação
- Refluxo
- Obstipação
- Bronquiolite
- Prematuridade
- Alterações no desenvolvimento motor
O bebé tem uma grande capacidade de se ajustar e reequilibrar sozinho as disfunções ligeiras ocorridas na gravidez ou no parto. No entanto pode apresentar disfunções mais complexas como patologias musculares, ortopédicas ou neurológicas que precisam de tratamento adequado.
Alguns Sinais de Alerta:
- Assimetrias (cabeça, ancas, tronco, etc.)
- Inclinação da cabeça mais para um lado
- Maior actividade numa perna e/ou braço
- Segurar objectos só com uma mão
- Não reagir a estímulos e a afetos promovidos pelos pais
- Bebé muito “mole” ou muito “rígido”
Nestes casos o bebé deve ser observado e avaliado, o mais precocemente possível, por uma equipa clínica, permitindo ser diagnosticado e encaminhado para a intervenção mais adequada ao seu caso.
O Osteopata pediátrico, tem uma enorme diferenciação técnica no tratamento e na prevenção de diversas disfunções e condições clínicas frequentes no bebé e um papel fundamental de colaboração com os Pais na sua tarefa de compreensão e interacção com o seu bebé.
O Osteopata pediátrico vai através de técnicas manuais muito suaves, contribuir para o tratamento e prevenção de condições clínicas correntes e facilitar os estímulos adequados a cada etapa do desenvolvimento do seu filho.